Existe milagre? Dietas funcionam? Dentre uma infinidade delas, sejam prescritas por especialistas ou as mais mirabolantes, dietas só funcionam para uma minoria, de acordo com uma pesquisa conduzida pela Universidade da Califórnia e publicada em 2007 no jornal científico American Psychologist.

A pesquisadora Traci Mann aponta que é fácil perder peso, mas é ainda mais fácil recuperá-lo. Nesse estudo, ao menos 41% dos pacientes avaliados não só readquiriram os quilos perdidos como ganharam mais peso após um período de dois anos.

No consultório, vejo que as imposições e metas são incompatíveis com o estilo de vida da maioria das pessoas, tornando o emagrecimento insustentável. E isso não tem nada a ver com falta de força de vontade.

Um processo de emagrecimento saudável e definitivo é como uma viagem: você não sai do local de partida já enxergando o ponto de chegada. Por exemplo, você não sai de Santos para Foz do Iguaçu e logo enxerga as cataratas.

Se está disposto a emagrecer definitivamente não saia desorientado! Assim como você precisa de um guia para ir até algum local, você pode precisar de um nutricionista para te ajudar a percorrer essa estrada!

Ele vai te orientar quanto aos diversos aspectos da sua nova alimentação. Perceba que não falei de dieta, porque você está em busca de um emagrecimento saudável e definitivo.
E lembre-se: você não ficará magro na primeira garfada. O tempo que levará para chegar a saúde ideal vai depender do quão longe você está disso.

É claro que você não vai corrigir todos os aspectos da sua alimentação de uma só vez. Lembra que é uma estrada a ser percorrida?

Também é perfeitamente normal ter alguns deslizes nessa mudança de hábitos. Por isso, é importante manter avaliações periódicas para saber se esse emagrecimento está sendo saudável.

Você também precisa apreciar seus avanços! Pode descobrir que eliminou massa gorda e ganhou massa magra e por isso seu peso não mudou tanto na balança! Se estivesse só focado no peso, não perceberia isso.

Tenha paciência e comece a notar os avanços que conquistou, ao invés de só focar nos deslizes! Se você conseguir manter os hábitos que te levaram a esse novo peso, você vai conseguir mantê-lo também, e terá alcançado um emagrecimento saudável e definitivo!