Nós, brasileiros, sempre encontramos uma forma de vencer as dificuldades. E neste inesperado e novo desafio vivido por nossa geração não poderia ser diferente. Apesar de inevitavelmente termos perdido muito com esta situação, o “ficar em casa” acabou nos fazendo descobrir outros valores, principalmente com a gastronomia caseira.

Quem já gostava aproveitou para ousar em novos pratos e aqueles que não tinham tempo e o interesse era pouco tiveram a oportunidade para despertar um novo prazer: cozinhar no dia a dia.

E é no dia a dia, com a comidinha simples, que vamos descobrindo sabores, misturas de ingredientes e a vontade de se envolver ainda mais no desafio de um novo prato.

Esquecemos de tudo quando cozinhamos. É uma terapia natural onde, concentrados em preparar uma saborosa refeição feita por nossas mãos, nos desligamos das preocupações.

O passo seguinte são as sobremesas, doces, tortas… Enfim, aquilo que nos irá motivar a ir para a cozinha, para encontrarmos a alegria de poder oferecer aos nossos algo preparado com carinho e amor.

Tenho na memória de família, desde a adolescência, uma receita muito simples, mas bem saborosa, que minha mãe preparava para um lanche a tarde ou à noite, a Torta Paulista. Essa receita está no meu livro e leva presunto Parma, muçarela, tomate, oréganos, cebola e salsa. Se preferir, pode substituir o presunto por atum, que também fica muito bom! Mãos na massa!

Ingredientes:

2 tabletes de fermento fresco
½ xícara de óleo de milho
¾ de xícara de água morna
2 colheres de sopa de manteiga
200 gramas de presunto Parma
200 gramas de muçarela de búfala
8 tomates sem pele e sem sementes
Orégano, salsa e sal a gosto
1 cebola cortada em rodelas
½ quilo de farinha de trigo

Preparo:

Em um recipiente, dissolva o fermento em água morna e vá colocando a farinha e sovando a massa até dar ponto de pão. Reserve até a massa crescer. Prepare: uma cebola cortada em rodelas, salsinha picada, tomate sem casca e sem sementes cortado em rodelas, presunto, muçarela e orégano. Após crescida, abra a massa e coloque os ingredientes em ordem: presunto, muçarela, tomate, orégano, cebola e salsa. Enrole a massa como se fosse um rocambole, pincele com uma gema e leve ao forno. Dica: afervente as cebolas antes!