Como diz a música, somos “mulheres de fases”, que vivem sob o comando dos hormônios durante quase toda a vida, passando por fases distintas orgânicas e emocionais durante o mês.

Com a mudança de hábitos através dos tempos, a mulher que ficava em casa cuidando do lar e dos filhos agora agregou entre suas atribuições uma participação ativa no mercado de trabalho competitivo.

Então, vamos citar a principal queixa das mulheres: a Tensão Pré- Menstrual (TPM). Ela aparece usualmente durante os quinze dias que antecedem a menstruação, podendo variar em cada mulher. Alguns dos sintomas e sinais das TPM são: ansiedade e suas consequências, compulsão alimentar (principalmente por doces e chocolate), sintomas depressivos, inchaço e dor nos seios, dores de cabeça, gases e dores nas pernas, baixa produtividade, hostilidade, choro fácil, fadiga, ganho de peso… Uma variedade de incômodos físicos e psicológicos que afetam diretamente o dia a dia.

Mas temos alguns períodos fora o pré menstrual que estão fortemente ligados a nossa qualidade de vida e um período pré menstrual agradável.

Durante o período menstrual o nível de serotonina em nosso organismo cai, assim como o nível de estrogênio e progesterona. Com isso, nossa energia se volta para dentro de nós mesmas, mais precisamente para o nosso útero, com o intuito de aquecer a região pélvica e facilitar a descamação do órgão que foi previamente preparado para acolher um possível óvulo fecundado.

No período de ovulação, o nível de estrogênio sobe até que a ovulação ocorra e o estrogênio volte novamente a cair. Nesta fase nos sentimos mais dispostas. Socialmente ficamos mais ativas, já que nossa energia está voltada para fora, facilitando a expansão pessoal e profissional.

Que loucura, né? Por isso, alguns alimentos não podem faltar no seu mês: cenoura, abóbora, tomate, espinafre, brócolis, couve-manteiga, nozes, amêndoas, castanha do pará, aveia, semente de abóbora e girassol, chocolate 70%, peixes, beterraba crua, salsinha e grão-de-bico. Inclua também frutas, como morango, melancia, laranja, tangerina, banana, mirtilo, abacate e abacaxi.

Não podemos esquecer também que atividade física regular e orientada é um santo remédio para estabilização emocional/hormonal.

Os ultraprocessados e o excesso de açúcar são vilões! Evite-os ao máximo para passar pelas suas fases mais tranquila e saudável.