Assistir um filme no cinema, passear com a família, conhecer novos lugares e destinos. Tudo é melhor quando feito presencialmente. Do mesmo modo, aprender em sala de aula se torna uma experiência muito melhor do que se limitar às pequenas telas de celulares e monitores. Na classe, o aluno interage, brinca e ao mesmo tempo descobre novos ensinamentos, que o permitem sonhar e, acima de tudo, alcançar quaisquer objetivos.

A volta às aulas no Liceu São Paulo foi marcada pela retomada definitiva ao presencial, pautando-se pela segurança e pelas sensações que apenas o ensino presencial proporciona. “Todos sentiram muito a falta dos encontros”, contou a diretora Regina Cláudia Fuschini.

Ao longo de 2020, o aumento dos casos de covid-19 no Brasil fez com que a escola disponibilizasse o ensino remoto aos alunos, algo até então inédito nos mais de 94 anos de história e tradição do Liceu São Paulo. Mesmo com a novidade, a escola seguiu com a grade de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, e mostrou preparo para garantir o aprendizado dos alunos.

Ainda assim, muitos professores, coordenadores e, acima de tudo, alunos, ficaram ansiosos para a retomada segura às aulas presenciais. Felizmente, com o progresso da vacinação em Santos e em todo o estado de São Paulo, muitos infectologistas deram um parecer favorável ao retorno das aulas. Com isso, o Liceu São Paulo decidiu voltar ao ensino presencial em 2022, garantindo o máximo de segurança aos profissionais de educação e alunos..

De acordo com Cláudia Regina, não há como explicar a emoção tanto das crianças, quanto de toda a equipe de professores e funcionários ao ver a escola a todo vapor novamente. “Ainda respeitamos o distanciamento, porém o encontro presencial, o companheirismo, a troca de emoções é insubstituível”, explicou o sentimento que fica no ar depois desse reencontro. 

Regina destacou que as aulas presenciais são obrigatórias para todos os alunos, exceto àqueles que têm comorbidades, mediante apresentação de atestado médico. “Praticamente todos os alunos voltaram, apenas 1,5% dos alunos estão on-line. Esses, por sua vez, continuam assistindo as aulas pelo computador e sem perder nenhuma disciplina”, detalhou.

Ainda assim, vale destacar que a segurança dos alunos e colaboradores continua como um dos fatores mais importantes na retomada ao ensino presencial. Não à toa, medidas já conhecidas, como aferição de temperatura, uso de máscaras e higienização com álcool em gel, continuam em vigor. Além disso, é importante destacar que 100% dos profissionais da escola estão com o esquema vacinal completo, aumentando ainda mais a segurança das crianças e adolescentes.

Porém, indo além desses protocolos de segurança, o Liceu São Paulo implementou medidas extras. “Setorização das classes no pátio; escalonamento dos horários das turmas nas entradas, saídas e recreios; controle de presença dos alunos nos corredores. Tudo isso para garantir a segurança aos nossos atuais e futuros alunos”, concluiu Regina Cláudia.