O comércio de alimentos foi bastante impactado pelas medidas de isolamento. Alguns estabelecimentos fecharam as portas provisoriamente, mas outros estão se reinventando principalmente por meio do delivery.

A empresária Simone Zanasi, do restaurante Zucca, foi uma das empreendedoras do ramo de alimentação que apostaram nas entregas. Comandando um restaurante de comida a quilo, a princípio ela se viu obrigada a parar totalmente as atividades.

Com tempo e planejamento, o Zucca começou a entregas suas refeições por meio do delivery, conseguiu manter o mesmo padrão de qualidade do restaurante e tem deixado muitos clientes satisfeitos.

“Não tínhamos conhecimento de delivery, tivemos que adaptar embalagens, estudar e fazer alguns cursos no Sebrae para aprender a trabalhar de uma maneira nova. E com certeza foi necessário investir para fazer essas adaptações”.

Simone diz que provavelmente continuarão com o delivery, pela expectativa de um retomada lenta, mas tudo ainda está sendo estudado. “A maior dificuldade são as incertezas. Fechar sem saber quando vai abrir. Quando abre, pode ter que fechar novamente. O socorro do governo também demorou muito”.

Ela estimula que as pessoas que puderem continuem prestigiando os lugares que frequentavam, comprando dos comerciantes locais.

“Acredito que o caminho seja esse, uma rede de cooperação. Se cada um ajudar um pouquinho, comprando um do outro, compartilhando os cardápios dos restaurantes com os amigos, colegas de trabalho, familiares… Poderemos sair dessa o menos machucados possível e quem sabe voltarmos ao ‘novo normal’ o quanto antes”, ressalta Simone.

Confira a reportagem anterior!