Para fazer história, não basta esforço e tão pouco se limitar às boas entregas. Quem quer mudar positivamente a vida de alguém e criar sonhos até então impossíveis, precisa apostar em talento, esforço e criatividade. O arquiteto e urbanista Marcos Santiago provou que tem a união necessária para tornar a vida de muitos santistas ainda melhor.

Aos 38 anos, Santiago explorou país afora e viveu experiências únicas, que hoje compõem a sua personalidade e visão inovadora. Ao retornar para Santos, formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos e logo se destacou após desenvolver um projeto que o levou para a notoriedade.

“Seguir para a arquitetura de interiores foi algo natural. Não chegou a ser um plano. Porém, o olhar para o jeito de morar sempre existiu. Digo que me especializei em criar sonhos e assim sigo”, contou.

Atualmente, Marcos está à frente da SCA Santos, que vai além do mobiliário contemporâneo e cria soluções para que todos se sentam verdadeiramente em paz dentro de casa. Essa visão única colocou a empresa entre as principais da Baixada Santista.

“Nosso escritório, embora ainda pequeno e relativamente jovem, alcançou rapidamente bastante notoriedade devido a qualidade e rapidez dos nossos projetos. O boca a boca dos clientes repercutiu e com isso, a procura por projetos que tivessem o nosso traçado”, relembrou.

Mesmo que o talento do arquiteto seja fundamental para a reputação consolidada pela SCA, a empresa possui diferentes colaboradores com visões impressionantes e técnicas inovadoras para serem aplicadas em cada projeto. “A vontade de trabalhar sempre em algo novo é o que motiva nossa equipe e talvez seja esse o motivo de termos clientes felizes”, acrescentou.

De acordo com Santiago, os clientes dividem uma mesma necessidade: coexistir junto com a tão desejada casa. “Nossos clientes, em geral, são jovens adultos que buscam um conceito de projeto com a mesma sinergia, pessoas que desejam algo novo e diferente. Nossos clientes são aqueles que buscam por uma nova forma de morar”, explicou. 

Porém, assim como em outros segmentos, a arquitetura conta com projetos mais ambiciosos e outros mais modestos. Para muitos profissionais, a preferência seria casas e apartamentos com um budget elevado, mas este não é o caso de Santiago.

 “Para cada projeto uma nova possibilidade e um universo único que se desdobra. Faço planos de ser feliz e meu trabalho é a ferramenta que encontrei para esse propósito. Sempre imaginei criar projetos que emocionam as pessoas, que as modificaram por dentro. Talvez uma visão bastante romântica sobre a dimensão que meu trabalho possa alcançar, porém sigo tentando”, enfatizou. 

Ainda assim, Marcos não deixa de ter uma preferência por um certo tipo de cômodo, aquele que ele chama de “coração da casa”. “Gosto de projetar espaços gourmets, amplos e normalmente conectados a outras regiões da casa. As pessoas ficam felizes quando estão preparando suas refeições e esses espaços merecem uma dedicação especial. Gosto de chamar de o coração da casa”; 

Entre tantos projetos entregues e parcerias firmadas, todo sonho que se transformou em realidade através do olhar dedicado e apaixonado do arquiteto tem um lugar especial na memória. No entanto, um projeto é considerado parte essencial da história do profissional.

“Difícil eleger entre tantos belos projetos aquele que se destaca, pois todos são realmente peculiares e especiais. Citarei o primeiro de todos, o Jardim da Escultura. Esse sempre terá um espaço importante quando penso na minha carreira, pois foi a partir dele que minha história como arquiteto começou”, recordou. 

Mesmo nessa rápida e até então meteórica trajetória, Marcos Santiago tem tudo para seguir com o seu sonho de entregar alegria e surpresa em cada projeto finalizado. Como ele mesmo diz, “sonho em entregar aos clientes algo que nem mesmo eles sabiam que desejavam”.