Este dilema costuma estar bastante presente nos pacientes que querem realizar algum tipo de procedimento estético para embelezamento ou reparação de algo que esteja em desarmonia com seu rosto ou corpo.

Muitos pacientes procuram o consultório dermatológico por motivos estéticos, e sempre tem a dúvida e o questionamento se deveriam realizar o tratamento proposto pelo dermatologista, ou submeter-se a um procedimento cirúrgico. 

Devemos orientar este paciente que o tratamento cirúrgico, requer anestesia de pequeno a grande porte (dependendo da área a ser tratada), requer tempo de repouso pós cirúrgico e resultados em geral, duradouros. Na contramão os tratamentos dermatológicos, costumam necessitar de anestesias tópicas ou de pequeno porte, em geral não requer repouso pós procedimento, porém os resultados duram em média meses ou poucos anos. 

Na contramão os tratamentos dermatológicos, costumam necessitar de anestesias tópicas ou de pequeno porte, em geral não requer repouso pós procedimento, porém os resultados duram em média meses ou poucos anos. 

Os tratamentos mais procurados no consultório dermatológico, além de peelings e toxina botulínica, tem sido os preenchedores, dentre eles o mais utilizado é o ÁCIDO HIALURÔNICO.

Com este produto conseguimos fazer pequenas correções:

  • Nariz – disfarçar pequenas imperfeições do dorso nasal, e levantamento da ponta.
  • Lábios – equilibrar volume entre lábio superior e inferior, melhorar contorno e suavizar rugas que se instalam no lábio superior.
  • Queixo – melhorar projeção de queixos pequenos, suavizar a queda e a perda da definição do arco mandibular.
  • Olheira – suavizar o degrau existente entre a pálpebra inferior e as bochechas, preenchendo o local com um  ácido hialurônico, mais fluído para obter um resultado estético mais natural.
  • Celulite – algumas áreas apresentam depressões importantes (efeito captonê), que podem ser tratadas com aplicação do ácido hialurônico para tentar obter a elevação desta área e melhora estética da região.

Enfim, muitas são as possibilidades dos tratamentos estéticos, não existe tratamento melhor ou pior, sempre deve ser levado em conta o risco de reações adversas, complicações e diferentes resultados para cada indivíduo.

Ao buscar um procedimento estético, assegure-se buscando informações sobre os procedimentos e também sobre o profissional escolhido, através dos sites do Conselho Regional de Medicina, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Sociedade Brasileira de Dermatologia.

www.cremesp.org.br

www.cirurgiaplastica.org.br

www.sbd.org.br

Cuide bem de sua saúde, abraços e até a próxima!