Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes.

Ela se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso. Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, bombeiros, policiais e mulheres com dupla jornada têm risco maior de desenvolver o transtorno.

A Síndrome de Burnout foi oficializada recentemente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que a incluiu na nova Classificação Internacional de Doenças (CID-11) a entrar em vigor em 1o de janeiro de 2022 (OMS 2019).

Vivemos conectados 24 horas por dia, lidando com uma rotina intensa no trabalho e administrando a vida pessoal. É comum o esgotamento mental proveniente de elevados níveis de estresse, causando novas doenças – como a Síndrome do Burnout, que já afeta 33 milhões de brasileiros.

Os sintomas são cansaço físico e mental excessivo, dores de cabeça e musculares, alterações no apetite, insônia, dificuldade de concentração, sentimento de fracasso, negatividade constante, alterações de humor, isolamento, problemas gastrointestinais e alteração nos batimentos cardíacos.

O tratamento pode ser feito pela mudança do estilo de vida com a adoção de condutas saudáveis, como atividade física, meditação para aliviar os sintomas da doença e participar de atividades de lazer com pessoas próximas. Em alguns casos pode ser necessário o uso de medicamentos com acompanhamento de psicólogos e psiquiatras.

Para evitar esse problema, muitas empresas têm adotado um programa de saúde coletivo, como a ginástica laboral, para minimizar o impacto de jornadas exaustivas de trabalho e promover o engajamento das pessoas com a prática de atividade física.

A atividade física têm papel fundamental de prevenção e tratamento nos comprometimentos funcionais ligados à hiperativação do sistema nervoso simpático – ativado em situações estressantes, além de aumentar a expectativa de vida combatendo outros tipos de doenças causadas pelo sedentarismo.

Você já parou pra pensar na sua rotina de exercícios, dieta e sono?

Quanto mais cedo você inserir esses hábitos de forma constante e regular em sua vida, menor a chance de desenvolver problemas de saúde!