Fundado em 2016, o escritório Notre Arquitetura chama a atenção pelo espírito jovem, graças aos arquitetos Paloma e Marcos da Silva, de 26 e 28 anos. Após trabalharem em outros escritórios, os profissionais decidiram abrir seu próprio espaço para “fazer as coisas da maneira que a gente acreditava e ter mais liberdade para criar’’, como diz Paloma.

A paixão da jovem arquiteta, em grande parte, veio da avó. “Ela me influenciou indiretamente e sem perceber”, conta Paloma. “Ela sempre foi muito ligada a decoração e paisagismo. O hobby dela era entrar em lojas de decoração e ficar horas passeando, e eu acabava acompanhando. Fui criando o mesmo gosto e, quando vi, já estava ‘fazendo projetos’ para o meu quarto, mudando os móveis de lugar e deixando minha mãe maluca”, relembra a arquiteta.

Eu adorava decorar a casa, mas não pensava nisso como profissão porque eu era muito nova na época. Ao invés de brincar com bonecas, eu brincava de decorar o banheiro da minha mãe. Até que o momento de prestar vestibular chegou, fiz vários testes vocacionais e os resultados variavam, mas tinha um curso que sempre aparecia na lista: Arquitetura e Urbanismo. Foi quando pensei que aquela “brincadeira” que eu tanto gostava poderia ser a minha profissão”, destaca Paloma.

Para Marcos, o interesse surgiu por influência de um familiar que trabalha com automação residencial, e o levava em eventos de Arquitetura e Design. “Optei por fazer um curso técnico de Desenho da Construção Civil. Após o término do curso, na hora de escolher o que iria cursar na faculdade, fiquei entre Engenharia e Arquitetura. Como sempre fui muito criativo, vi na Arquitetura uma oportunidade de deixar fluir essa criatividade e de fazer dela minha profissão”, conta Marcos.

Paloma e Marcos da Silva
Fotos: Henrique Ogata

Com os talentos combinados, os profissionais se especializaram em projetos de interiores residenciais. “Escolhemos esse caminho porque é muito gratificante poder projetar o porto seguro de alguém. Sabe aquela sensação deliciosa de chegar em casa depois de um dia intenso de trabalho? É por ela que trabalhamos”, ressalta Paloma.

Tendo isso em mente, a dupla topou fazer um projeto… diferente. O cliente queria fazer uma surpresa para a mãe, então tudo foi feito sem que ela sequer soubesse. O presente foi um apartamento pequeno totalmente otimizado. “Os móveis planejados da SCA foram de extrema importância para o melhor aproveitamento do espaço e para poder proporcionar a funcionalidade de cada cômodo em um ambiente único”, comenta Paloma.

“O guarda-roupas dividiu quarto e sala sem a necessidade de colocar uma parede entre eles, então ganhamos alguns centímetros, ventilação e iluminação natural no quarto. Os móveis da cozinha também merecem destaque pois, além de extremamente funcionais, ganharam outra função importante: os acabamentos e cores fazem com que ele seja parte da decoração no ambiente aberto”, detalham.

Fotos: Henrique Ogata

Já que o apartamento foi uma surpresa, o grande desafio foi projetar sem saber o que a futura moradora aprovaria ou não, porém o filho conhecia bem os gostos da mãe.

Sobre móveis planejados, Paloma afirma: “Eles proporcionam a otimização do ambiente e nos permitem dar mais personalidade e sofisticação para o projeto. A casa deve refletir a personalidade de seus moradores e com os planejados é possível total personalização dos padrões, cores, puxadores e outros elementos”.

Conheça os projetos da Notre Arquitetura no Instagram @notrearquitetura ou pelo telefone (13) 98118-5095.
A SCA Móveis Planejados fica na R. Azevedo Sodré, 7, em Santos.
Telefone (13) 3221-9142.