Incentivar a autonomia das crianças e a independência dos filhos não é fácil e demanda acolhimento e estímulo não só das crianças, mas dos adultos da relação também. É preciso entender que, por algum tempo, a ajuda dos pais ou cuidadores será não só importante, mas uma questão de sobrevivência.

O estímulo à independência na infância pode trazer benefícios no futuro. A criança independente é capaz de encontrar soluções para seus problemas e ter um desenvolvimento completo durante o período escolar, o que também é positivo para a vida adulta.

Mas, como desenvolver essa autonomia? Os adultos devem dar oportunidades para as crianças encontrarem soluções para seus problemas, permitir que elas ajudem em atividades rotineiras dentro de casa, ensinar a lidar com frustrações e, por fim, mostrar que para cada escolha existirá uma consequência.

O desejo de criar filhos independentes com um processo amoroso e eficaz também passa por autoconhecimento, olhar para o próprio passado e para a infância. Esse resgate é importante na hora de escolher a forma de maternidade ou paternidade.

Para que os pequenos atinjam um grau interessante de independência, é importante que os pais deem espaço para a tomada de decisão. Além disso, é preciso respeitar as escolhas dos filhos e deixar que aprendam algumas lições, ou seja, ensinar que as derrotas e frustrações fazem parte da vida. O ensino oferecido nas escolas complementa o adquirido em casa e ambos auxiliarão às crianças no exercício de suas escolhas.

Para que a autonomia dos filhos ocorra de forma tranquila e respeitosa, é preciso que os adultos mantenham-se emocionalmente estruturados, capazes de conter a própria ansiedade sempre que situações de pequeno e aparente sofrimento surjam com os filhos.

Os benefícios que a independência infantil traz às crianças são inúmeros e ainda contribuem para o desenvolvimento de características importantes para o futuro. Dentre esses benefícios destacam-se: desenvolvimento do senso de responsabilidade, formação de adultos mais ativos na sociedade, desenvolvimento da inteligência emocional e estimulação do desenvolvimento cognitivo.

Envolvendo a criança gradualmente em pequenas escolhas do dia a dia, buscando dar o espaço necessário e oferecendo as ferramentas corretas, com certeza a criança será incentivada a encontrar soluções para os próprios problemas e aprender a ter responsabilidade, desenvolvendo assim sua independência.