Em tempos em que a opinião é mato será que já não é hora de compreendermos que nem tudo está na nossa alçada para ser comentado? Ou pior, para impor a sua opinião como verdade absoluta? Eu acredito que com resquícios de um movimento político conturbado pelo mundo e também por conta do espaço encontrado nas redes sociais, muitas pessoas passaram a acreditar que opiniões são fatos e que fatos, se não são agradáveis, são mentiras e mentiras, se capazes de satisfazer o nosso ego, elas tornam-se verdades absolutas.  

É cansativo conseguir entender esse movimento onde palavras se tornaram armas contra tudo aquilo que não convém ser discutido de forma inteligente. Nós vivemos tempos onde defender-se a democracia muitas vezes através da própria conveniência, ou seja, se o que falam me ofende, eu mando silenciar. Se o que falam ofende alguém que eu quero atacar, automaticamente eu defendo. 

Eu, eu, eu, eu… 

 Até quando tudo vai rodar em torno do “eu”? Será que já não é tempo de compreender que existe um outro além de mim? Um ‘outro’ com outra vivência e visão de mundo?  

Democracia é respeito e não conveniência.  

Para discutir ainda mais essa questão entrevistei a advogada e criadora de conteúdo digital, Bianca Coimbra no primeiro Studio Box de março. Clique aqui e confira a entrevista completa.