Um relacionamento forte entre pais e filhos se constrói a partir de uma boa comunicação entre eles. Os sentimentos de valores e cooperação passam a aflorar de maneira mais leve e sabia, o que só terá influencia positiva no desenvolvimento da criança. Já se ocorre de uma maneira árdua, difícil,  onde para se comunicarem entre si significa uma verdadeira luta, pode fazer a criança se desligar, entrar em conflito, sentir-se inferior e a comunicação pouco irá existir. 

Por vezes os pais não sabem ou não conseguem falar com os filhos. Geralmente, utilizam longas falas, tornando praticamente uma palestra interminável, as quais perdem completamente a atenção deles; o que por sua vez acaba tornando-se frustrante aos pais. 

Como os pais devem falar com seus filhos? Como os pais podem encorajar seus filhos? Como fazer com que as crianças ouçam seus pais? 

Essas e muitas outras perguntas rondam as mentes dos adultos, porém com certas maneiras e pequenos detalhes, de uma forma leve a comunicação se tornará mais positiva. 

Muitas crianças ouvem a todo tempo “não pode”, “não faça”. Uma boa estratégia para melhorar a comunicação neste ponto é trocar essas expressões, por exemplo: “Não pode sair na chuva” por  “Me espere embaixo da marquise, está chovendo” , ou, “Não pode tomar gelado” por “Você está melhorando o resfriado, evite a bebida gelada”. 

Outra maneira de intensificar a comunicação é utilizar palavras gentis com as crianças, pois certamente a partir dos exemplos, elas passarão a utilizá-las também.  Agradeça atitudes que a criança execute, por mais simples que seja, como por exemplo retirar  um prato da mesa, lavar um copo, apagar uma luz. Diga “eu te amo” quantas vezes puder para seu filho. Com certeza, essas suas atitudes se replicarão dentro da criança e ela passará  a comunicar-se de maneira mais clara e gentil. 

Um ponto, também interessante e facilitador para uma boa comunicação entre pais e filhos, é que os pais fujam de perguntas que possam ser respondidas com : “tá”, “não”, “legal”, “sim” , enfim que as crianças respondam  de maneira monossilábica, como por exemplo: “Foi boa a escola hoje?” troque por : “O que fez de bom ou o que aprendeu de interessante na escola hoje?” . Outras substituições possíveis podem ser: “O almoço da vovó estava bom?” por “Qual foi o prato que a vovó preparou para o almoço de hoje?”, ou ainda, “Fez muita lição na escola hoje?” por “Quais as atividades você realizou na escola?” 

Enfim, sabendo agir e utilizando pequenas e simples estratégias, os pais conseguirão aumentar a comunicação entre eles e seus filhos; principalmente nos dias atuais onde a tecnologia , o celular,  tenta imperar cada vez mais; tornando prazerosa a convivência familiar.