Abra sua mente, URGENTE! Metaverso não é algo distante. Se você viu o filme “Campo dos Sonhos” vai entender por qual motivo Zuckemberg quis ‘sair na frente’ e além de mudar o nome da sua empresa para META, permitiu que sua empresa desvaloriza-se mais de R$1 trilhão (um trilhão), em um único pregão pelo motivo do setor que desenvolve o Metaverso, amargar o segundo ano consecutivo de prejuízo.

Mas afinal, o que o filme “Campo dos Sonhos” tem a ver com a Meta? Zuckemberg domina a internet com a sua predominância nas redes sociais Facebook e Instagram, além do aplicativo de mensagem Whatsapp, todas as três ferramentas possuem mais de 1 bilhão de usuários, isso quer dizer qualquer movimento de ‘Zuck’, trará com ele uma enorme massa. Se tem alguém que pode construir um Metaverso e torná-lo realidade é o CEO da Meta, por saber disso ele apostou em um novo nome e até na desvalorização da sua empresa num curto prazo, pois seguiu o ensinamento do filme mencionado: “Construam e eles virão”. 

Não há dúvida que o Metaverso, embora distante, irá acontecer, então a maior empresa em usuários tinha que ocupar esse espaço, tanto ela, como Apple, Disney e tantas outras estarão no Metaverso de terceiros ou desenvolverão a sua própria rede.

Mas afinal, em termos práticos o que é o Metaverso? Em termos práticos é um mundo virtual em 3D, algo que já tivemos em algum game, mas dessa vez baseado ou não em um blockchain, o que fará toda diferença, permitindo registros de propriedade, reuniões virtuais com avatares hiper realistas, venda de produtos, governança de cidades e empresas, os mais diversos shows, teatro. Fica claro que não há a menor possibilidade de limitar as possibilidades, pelo motivo dela serem infinitas, aí está a explicação do logo da META, novo nome do Facebook. 

O que importante nesse momento é perceber a estruturação dessa ferramenta e não ignorá-la, do grande ao pequeno empresário ele deverá estar posicionado no Metaverso, não será uma opção, será uma obrigação para sua sobrevivência, seja para venda de produtos virtuais ou reais, seja para ferramenta de marketing ou experiência de marca.

No próximo texto irei mais fundo no universo Metaverso e sua relação com blockchain, plataformas existentes, possibilidades de investimento, games e toda economia já desenvolvida.