Tem Bitcoin há mais de 1 ano? Você pode processar o Facebook! A informação é ouro do século XXI, isso é fato, e não existe empresa no mundo que possua mais diversidade de informação e acesso do que o Facebook. Temos a noção que o facebook seria o terceiro país mais populoso do mundo se assim fosse considerado, o que falta para esse ‘país’ rentabilizar ainda mais e conectar ainda mais seus usuários? Uma moeda universal, é claro.

Mark Zuckerberg não dá ponto sem nó, mas dessa vez parece que foi longe demais. O tema sobre a Libra, moeda que o Facebook pretende lançar, é extenso, e tem vários aspectos que devem ser analisados. Vamos abordar o proceder do CEO do Facebook, que proibiu anúncios de criptoativos em todas suas redes sociais durante um ou dois anos, e continua proibindo, mas agora quer lançar sua moeda.

Isso quer dizer que, quando proibiu, Mark já sabia que lançaria algo do tipo. Sua atitude obviamente prejudicou e muito o mercado de criptoativos, tanto que uma ação de um escritório de advocacia da Austrália pode ser mais um processo milionário contra o Facebook.

Os argumentos são fortes e o inovador escritório, além de processar o Facebook, fez uma espécie de ação coletiva tokenizada, isso quer dizer que as cotas de cada autor do processo são definidas por um token, que é gerado de acordo com a quantidade de bitcoin que estava em ‘hold’ (ato de estar comprado num ativo e acreditando numa valorização ao longo de tempo) . 

De acordo com o escritório JPB Liberty, o fato do Facebook proibir o anúncio de criptomoeda e depois lançar a sua trouxe prejuízos reais aos investidores que estavam comprados em alguma cripto. Vamos ver como Facebook vai lidar com mais essa ação. Para conferir o vídeo explicativo em inglês sobre o argumento da ação, clique aqui.