Responder a essa pergunta é minha rotina, e é uma enorme responsabilidade escrever sobre algo tão promissor e volátil ao mesmo tempo. O Bitcoin pode ir a 10 mil ou 100 mil dólares. E agora é um bom momento?

Antes, preciso explicar porque comprei meu primeiro Bitcoin em 2017 e continuei comprando, e também porque nunca vendi apesar do preço ter despencado até 50% do valor.

Descentralização: a emissão do Bitcoin é feita automaticamente, sem influência externa, por um processo de criptografia com regras estabelecidas no momento da sua criação. Ou seja, ninguém pode emitir um Bitcoin ‘do nada’, como o governo pode emitir dinheiro. Os 21 milhões de Bitcoins que podem ser emitidos, sempre serão os mesmos. Se você tem uma fração de bitcoin, ele subindo ou descendo, você continua tendo algo com valor único e que a escassez é programada.

Escassez: Desde o fim da regra de ouro dos bancos centrais, as moedas fiduciárias são emitidas a esmo. 22% de todo dólar emitido na história americana ocorreu em 2020, para aquecer a economia. Certamente isso terá um preço muito caro para os americanos e consequentemente para o mundo.

O Bitcoin com a emissão limitada traz uma confiabilidade e um valor intrínseco muito maior do que qualquer moeda fiduciária do mundo, motivo pelo qual é considerado o “ouro digital”.

Quando eu percebi que a economia real e os valores atribuídos às moedas fiduciárias eram impossíveis a médio e longo prazo de serem mantidos nos padrões financeiros estabelecidos, migrei 80% de todo meu capital para o cripto.

Não recomendo investir mais de 10% do patrimônio em ativo digital, contudo, eu tomei a decisão pensando em cinco anos. Esse horizonte chegou em dois anos e foi além das minhas expectativas. Eu só queria o Bitcoin a 20 mil dólares e ele chegou a 64 mil.

Então, respondendo à pergunta: o melhor momento para comprar Bitcoin é aquele no qual você entende o motivo. Caso você não tenha a compreensão do que levou você a pegar parte do seu capital e migrar para um ativo digital, esqueça. Não faça isso. É como investir em uma ação da bolsa sem verificar todos os dados financeiros e um gráfico histórico, comprar um imóvel sem visitar ou um carro sem andar nele.

Eu nunca ganhei dinheiro indicando a compra ou investimento em Bitcoin. Faço pela comunidade, pelo desenvolvimento do mercado e porque realmente acredito que é libertador poder proteger seu capital sem depender de um banco central.