De certa forma, muitos músculos acabam sendo negligenciados no treinamento convencional. Mas é importante deixar uma parte do seu treino para o core, uma região do corpo que auxilia na vida funcional, no bem estar e no desempenho esportivo.

O que é o “core”?

A palavra vem do inglês e significa centro, núcleo. O core é formado pelos músculos que dão sustentação e estabilidade ao nosso corpo. Quais são eles? Os músculos da parede abdominal, da região lombar e do assoalho pélvico. 

O core exerce um papel essencial no nosso corpo e treiná-lo é tão importante quanto qualquer outro músculo, o que muitas não é visto em treinamentos convencionais onde ele acaba sendo negligenciado. Um core treinado dá maior sustentação e segurança, principalmente na coluna e no quadril, para realizar movimentos com maior eficácia, diminuindo a probabilidade de uma lesão.

Muitas pessoas passam de seis a oito horas sentadas durante a jornada de trabalho. Isso acaba gerando compressão na coluna lombar e, a longo prazo, pode gerar dor ou desconforto.

Por isso, o treinamento para o core tem papel fundamental para fortalecer essa musculatura e assim nos permitir suportar a carga de trabalho sem sentir nenhum tipo de dor.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 80% da população mundial sofre com dores na coluna. Muitas vezes, essas dores surgem devido a  uma lesão que já está instalada na coluna, como hérnia discal e lombalgia.

Nesses casos o treinamento para o core é ainda mais importante, de preferência iniciando com exercícios isométricos para fortalecer toda a musculatura profunda e aumentar as progressões gradativamente. Se realizado de maneira preventiva e correta, o treinamento pode ajudar a acabar com as dores de toda a coluna vertebral.

Já é evidenciado e comprovado que o core tem relação direta com o desempenho esportivo. Os surfistas, por exemplo, são referência nessa área. Boa parte do treinamento deles se resume a estabilização em cima de bases instáveis, e o que será exigido para tornar o corpo estável? Mais uma vez ele, o core!

Portanto, dentro do cenário desportivo o treinamento para o core serve tanto para aumentar o desempenho do atleta como para prevenir alguma lesão.

* com participação do Prof. Thiago Afonso