Aos 52 anos, o biomédico santista Carlos Eduardo Pires de Campos está à frente de vários laboratórios de Análises Clínicas em 25 municípios brasileiros, nos estados de São Paulo e Alagoas, e é um eterno apaixonado pela profissão. Ele é o fundador do Laboratório de Análises Clínicas Cellula Mater, que já acumula 28 anos de serviços prestados à saúde pública da Baixada Santista.

Com mais de duas décadas dedicadas ao ensino, Dr. Carlos aceitou o desafio de ser o responsável pelo novo curso de Biomedicina da Universidade Santa Cecília, que ele pretende tornar um dos melhores do país. Conversamos com ele para saber mais sobre a sua trajetória profissional, as dificuldades impostas pela pandemia e os planos que tem para o futuro.

Revista Studiobox – O Laboratório Cellula Mater tem quase três décadas de serviços prestados à população santista. Como é a sua relação com a Cidade?

Dr. Carlos Eduardo Pires de Campos – Santos é a minha terra natal, tenho um “amor incondicional por Santos”, sempre uso essa frase. Sem dúvida, o melhor lugar do mundo é aqui… Digo sempre também que sou santista de corpo, alma e time.

Como a Biomedicina entrou na sua vida? Sempre teve vontade de seguir nessa profissão?

Ao fazer 17 anos, conclui meus estudos no colégio Osvaldo Cruz. Comecei a maratona de vestibulares, e sempre tive grande interesse por pesquisa, análises clínicas, tudo isso. Comecei a ser admitido no curso de Medicina em Vassouras, no Rio de Janeiro. Mas, para a minha surpresa, conheci a Biomedicina em Araras, no interior de São Paulo. Prestei o vestibular e passei em 3º lugar. Me empolguei e estou aqui até hoje. Sou um eterno apaixonado pela Biomedicina, acho que não poderia ter escolhido uma profissão mais adequada para mim.

O que mais te encanta nessa profissão?

Sou muito suspeito para elogiar a Biomedicina. Como falei, sou apaixonado pela profissão. São 33 áreas de atuação e é a profissão da área da saúde que mais cresceu nos últimos 10 anos. Especialmente na minha área, de Análises Clínicas, é muito compensador poder auxiliar o clínico na investigação de patologias existentes e de futuras ou prováveis patologias. Dentro das análises clínicas sou um grande fã da hematologia e da bioquímica clínica.

E, para você, quais são os maiores desafios nessa área?

Acredito que os maiores desafios diários dentro do laboratório de análises clínicas são: manter os outros 500 empregos diretos que o Grupo Pires de Campos gera e elevar sempre os exames de análises clínicas como medicina preventiva com custo reduzido, para que todas as pessoas tenham acesso a resultados com qualidade e alta especificidade. Os desafios motivam qualquer carreira, costumo dizer que sempre temos a guerra do dia.

Você tem algum exemplo ou inspiração na carreira?

Minha inspiração está diretamente ligada a todos os profissionais, independente da sua área de atuação, que têm iniciativa, que têm vontade de construir algo em prol da comunidade. O empreendedor é inspirador, independente da área ou tamanho da sua empresa. Os inovadores e batalhadores me inspiram diariamente. Além disso, meu grande espelho de vida e caráter sempre foi e sempre será meu pai, o querido Sr. Pires.

Como e quando nasceu o Laboratório Cellula Mater?

O Laboratório de Análises Clínicas Cellula Mater nasceu em São Vicente, no dia 27 de outubro de 1992, a partir do anseio de ter um laboratório próprio. Ele leva o nome de Cellula Mater como uma homenagem a São Vicente, que é conhecida como A Célula Mãe da Nacionalidade Brasileira, a primeira cidade do país. Eu mesmo fiz tudo, desde o logotipo até as instalações físicas. Afinal de contas, quem quer faz.

E como foi a expansão para as outras cidades da Baixada Santista?

Em abril de 1994, abrimos a nossa primeira filial, no endereço que funciona até hoje, à Rua Carvalho de Mendonça, 247. A partir daí, abrimos unidades em Cubatão, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, São Paulo e Osasco, nessa ordem.

Carlos Eduardo Pires de Campos
Foto: Érika Martins

Qual é o aprendizado que fica após 28 anos de atuação no mercado?

Depois de tanto tempo é claro que a lição muda, mas o aprendizado é sempre o mesmo. Sem ter comprometimento, garra, determinação e foco não conseguiremos chegar a lugar algum. Os projetos continuam através dos anos. Atualmente, contamos com uma megaunidade em Santos, com capacidade operacional de 400 pessoas por dia, outra megaunidade em São Vicente e mais uma em Praia Grande. Além de outras atuações em outros municípios, que fazem parte do Grupo Pires de Campos.

Qual a importância do serviço prestado pelo laboratório de análises clínicas para a sociedade?

Os exames de análises clínicas têm um papel fundamental no auxílio de diagnósticos de doenças. Além disso, temos que ter um olhar de atuação como medicina preventiva. Por exemplo, um exame com custo baixo pode diagnosticar uma diabetes precocemente e mudar o estilo e a qualidade de vida de uma pessoa, promovendo assim maior longevidade.

Qual o papel da família na sua vida profissional?

A família exerce um papel fundamental em todo o processo, com certeza. Mas, infelizmente, a dedicação necessária à profissão acaba afetando o convívio com meus filhos, Malu de 10 anos e Cadu de 8. Sempre faço o possível para estar presente e passar um tempo de qualidade com eles aos finais de semana.

Você também é professor universitário, como é a sua relação com o ensino?

Minha atuação como professor universitário começou na Fundação Lusíada, no início dos anos 2000. E em pouquíssimo tempo me encantei pela profissão. Foram dez cadeiras diferentes, nos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Medicina, Odontologia e Nutrição. Apaixonei-me, realmente, pela arte de ensinar. Um grande presente que ganhei esse ano de 2020 foi ser convidado pela família Teixeira para coordenar o novo curso de Biomedicina na Universidade Santa Cecília – Unisanta, onde minha meta será criar um dos melhores cursos de Biomedicina do Brasil. O novo curso já começa agora em 2021.

Como biomédico, como está lidando com a pandemia do coronavírus?

Nunca pensei em minha vida enfrentar uma pandemia! Realmente tivemos uma mudança de hábitos em toda a população, afetando diretamente várias famílias. E, atualmente, é difícil encontrar uma família que não tenha tido uma perda pelo COVID-19. O envolvimento do laboratório foi primordial e essencial, os colaboradores se entregaram de corpo e alma para atender a todos e a tempo. Uma das grandes surpresas da minha carreira também aconteceu durante essa pandemia, que foi encerrar o Jornal Nacional, no dia 13 de agosto desse ano, dando o meu depoimento como um dos profissionais a enfrentar a pandemia.

O que podemos esperar nesse sentido para o próximo ano?

Acredito que teremos excelentes notícias no que diz respeito a vacinas. É importante salientar que ainda estamos atravessando uma pandemia, que todos os cuidados devem ser tomados. E o mais importante: torço para que fique a lição dos cuidados com a higiene e empatia pelo próximo.

Como os negócios foram afetados no laboratório nesse período?

O mês de abril de 2020 foi o pior mês em número de atendimento dos últimos 10 anos. Todos os demais exames foram esquecidos, não houve consultas por médicos e os únicos exames realizados foram para a detecção da COVID. Infelizmente, surgiram ofertas de exames para COVID por pessoas que não atuavam no mercado. Por isso, criamos uma Comissão Científica para eleger o teste mais eficaz. E conseguimos atravessar esta fase com sucesso, realizando mais de 50.000 testes até agora. Aproveito a oportunidade para agradecer o grande parceiro que tivemos nessa fase, a BIOCLIN.

Carlos Eduardo Pires de Campos
Foto: Érika Martins

Qual foi o maior desafio enfrentado nessa fase?

O maior desafio dessa fase, tenho a plena certeza, foi manter o emprego de todos os nossos colaboradores, sendo 180 pessoas no Cellula Mater e mais 320 pessoas que atuam no Grupo Pires de Campos. Tenho orgulho em dizer que nenhuma demissão ocorreu por motivo de cortes em razão da pandemia.

Temos alguma novidade em vista ou algum plano para o futuro próximo do laboratório?

Eu costumo dizer que o empreendedorismo está relativamente ligado com a renovação. Além do efeito camaleão, porque precisamos nos adaptar a essa situação que estamos passando. Em setembro deste ano inauguramos a unidade VIVVA do Cellula Mater, destinada exclusivamente ao público da terceira idade. Logo mais, até o final do mês de dezembro, vamos inaugurar no Shopping Miramar, no Gonzaga, o primeiro laboratório com atuação dentro de um shopping na cidade de Santos, com atendimento diário, inclusive aos finais de semana. No próximo trimestre, abriremos a unidade Cellula Mater Kids, com uma nova proposta que será destinada para o público infantil. E até o final de março, continuando nossa fase de expansão, vamos inaugurar mais dois laboratórios: a unidade Guarujá e a unidade Cellula Mater Prime, no Praiamar Corporate, em Santos.

Qual dica você pode dar para quem quer empreender no ramo da saúde?

Não só no ramo da saúde, como em qualquer negócio que se quer empreender, a melhor dica que posso dar é a seguinte: Faça o que você gosta e, então, terá a certeza de que nunca precisará trabalhar.

Carlos Eduardo Pires de Campos
Foto: Érika Martins