Conhecemos a importância de se aprender uma segunda língua, mas é preciso saber também que esse conhecimento pode – e deve – ser inserido desde cedo. Durante a primeira infância, a criança passa a registrar e desenvolver diversas perspectivas da vida. Por isso, o estudo de uma segunda língua nesa fase motiva a criança a querer continuar futuramente. E claro, é preciso que o ensino seja prazeroso para os pequenos.

“O mais indicado para a faixa etária dos primeiros anos de vida é seguir aos poucos, no ritmo da criança, inserindo músicas adequadas para a idade, lendo pequenos livros ou assistindo desenhos animados”, diz Renato Imparato de Magalhães, especialista pós-graduado em estudos da língua inglesa. De acordo com o especialista, os benefícios do aprendizado de um idioma na infância vão além da facilidade em aprender.

1. Iniciando o estudo do segundo idioma na infância, a criança poderá se familiarizar com os sons (audição e pronúncia), o vocabulário e as estruturas gramaticais de maneira natural, como se fosse a própria língua materna. “Em outras palavras, o inglês passa a ser tão natural e espontâneo quanto o português”, diz o especialista.

2. Conhecer um novo idioma é também aprender uma nova cultura, uma nova forma de ver o mundo e se relacionar com ele. A criança que aprende um segundo idioma desde os primeiros anos de vida expande seus horizontes para uma infinidade de possibilidades.

3. Outro ponto importante é que não existe pressão ao aprender um segundo idioma ainda quando criança. Nenhuma criança precisa aprender inglês para situações emergenciais e urgentes, como entrar no mercado de trabalho ou passar no vestibular, por exemplo. Assim, o aprendizado ocorre de forma suave e gradativa, o que torna todo o processo mais prazeroso.

Quanto ao papel dos pais nesse momento de aprendizado, este é fundamental. “O estímulo deve partir da família, o novo idioma deve ser inserido no cotidiano da criança. Por exemplo, passeando pela rua, ao ver um cachorro, os adultos devem ensinar como se fala dog, ou então ‘Vamos contar de 1 a 10 em inglês junto com a mamãe?’. Toda forma de estímulo e interação envolvendo o idioma é válida, principalmente usando os objetos que já são parte do dia a dia da criança. Se puderem comprar pequenos livros adequados à faixa etária, também é uma boa opção”, completa Renato.

 

Conteúdo sugerido por Kumon.