A Educação Infantil é a base de todo aprendizado e dela depende uma boa vida escolar. Por isso, toda escola deve priorizar essa fase, que desenvolve as capacidades físicas, cognitivas, ética, estética, afetiva, de relações interpessoais e de inserção social da criança. É nos primeiros
anos escolares que os alicerces da personalidade e do conhecimento são construídos, e os princípios que as crianças adquirem nessa fase as acompanharão pelo resto da vida.

Pensando nisso, a pedagoga especializada em gestão escolar e diretora do Colégio Liceu São Paulo, Regina Cláudia Fuschini, investe em novos desafios e atualizações para a Educação Infantil da instituição, que já é referência no Ensino Fundamental e Médio. Dois anos de pesquisas, incluindo viagens para o exterior para visitar escolas, renderam ideias inovadoras que se transformaram em um projeto de remodelação das instalações do Liceu São Paulo Júnior, na Avenida Ana Costa, 137.

Desenvolvido e pensado para crianças de oito meses até os seis anos de idade, o ambiente ficou bem lúdico e colorido, para que a criança se sinta em casa em um ambiente acolhedor.

Novos espaços trazem atividades que estimulam o contato com a natureza e os alimentos, como a horta, o viveiro de pássaros e a cozinha gourmet, e maior intimidade com a tecnologia, como a sala de informática e a sala multimídia com lousa digital. Outros espaços promovem a criatividade, como a sala de leitura e música, teatro, sala de artes e brinquedoteca. Além disso, a Educação Infantil passou a contar com aulas diárias de inglês.

As inovações também passaram pela segurança, e geraram modificações nos corrimãos das escadas, portas sem trincos nos banheiros, vaso sanitários apropriados para crianças, piscina com fundo elevado e câmeras de vídeo nos acessos à escola.

O ambiente é ideal para todas as atividades desenvolvidas na escola, que vão desde balé, natação, teatro e ioga até recreação e iniciação esportiva. A diretora ressalta que é “através dessas atividades que a criança desenvolve a capacidade de expressão e comunicação e psicomotricidade e internaliza o conhecimento advindo da interação com o meio externo, além de propiciar a troca de afeto, ampliação do vocabulário, compartilhamento, interação e exposição das emoções”.

O brincar também é importante para o desenvolvimento. É claro que crianças com menos de seis anos brincam na escola, mas é uma brincadeira orientada e deve ser realizada por profissionais capacitados. “Não se trata exclusivamente de distraí-las, mas de aproveitar a ludicidade para promover o desenvolvimento. Quando uma criança é motivada a brincar com massinha de modelar, jogos de encaixar peças ou recortar, por exemplo, sua coordenação motora fina está sendo trabalhada. Ao correr, brincar de pega-pega, morto-vivo e subir ou descer os degraus da escola, ela está desenvolvendo a motricidade ampla”, explica Regina Cláudia.

As brincadeiras ainda incentivam a convivência, ensinam a lidar com frustrações, contribuem na integração do indivíduo na sociedade e estimulam a atenção, o otimismo, o respeito e a autoconfiança. E é por isso que o brincar ocupa lugar de destaque nas atividades da Educação Infantil. “Não é improviso e nem parque de diversões, é o pedaço mais precioso da vida, porque é quando está se formando a identidade da criança, que ela levará para o resto da vida”, destaca a diretora.

Para quem busca escola em período integral, o Liceu São Paulo Júnior é muito vantajoso. “As crianças são acompanhadas por uma professora no período da manhã, que orienta nas tarefas e pesquisas, o que ajuda com o que deveria ser feito em casa”, diz Regina Cláudia. O resto da manhã é preenchido com atividades variadas, como recreação, esportes, música e dança. Depois, as crianças almoçam, fazem a higiene pessoal e vão para a classe regular no período da tarde. “Elas adoram! Ao invés de ficarem em casa com uma babá, na frente na TV, elas têm a oportunidade de conviver com outras crianças. A hora do almoço é uma diversão, junta toda a criançada ao redor da mesa e todos comem juntos”, aponta.

Outra vantagem é a possibilidade de o aluno prosseguir nos estudos na mesma escola após o término da Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio no Liceu São Paulo. A diretora afirma que isso faz toda a diferença, pois o aluno é estimulado a pesquisar, pensar e interagir de forma estruturada do início ao fim do curso. No Ensino Médio, já está acostumado a agir dessa forma e bem preparado para enfrentar o vestibular de maneira tranquila.

Quem quiser conhecer a escola e as instalações do Liceu São Paulo Júnior pode agendar uma visita pela telefone (13) 3234-1042.

Confira algumas fotos da escola: