Quando não se conhece algo é normal sentir um certo desconforto até que se possa conhecê-lo plenamente. Toda mudança é turbulenta até que toda situação seja estabilizada.

Na volta do período de aulas, muitos alunos sofrem com a adaptação escolar, por estarem em uma nova turma, terem mudado de professora ou de escola.

É normal que esse período traga algum desconforto, e é papel da escola acolher os alunos novos da melhor forma possível, amenizando o sofrimento e a ansiedade dos alunos.

No período de matrículas é importante que os familiares recebam informações detalhadas do dia a dia escolar, especialmente para aqueles alunos que estiverem iniciando em uma nova escola.

Uma atitude muito relevante para novos alunos é levá-los para conhecer o ambiente onde vão estar. Conversar com alguns funcionários também pode dar mais segurança ao primeiro dia de aula.

Para crianças com mais dificuldades de desligar-se da família, a sugestão é promover pequenas experiências de ficar sem os pais e irmãos, na casa de familiares e amigos.

A primeira semana de aula pode promover uma maior interação entre os alunos antigos e os que estão chegando, de forma harmônica e divertida.

Uma atitude interessante para o primeiro dia de aula é explorar os ambientes, promovendo um “passeio” pelas dependências da instituição. Assim, os novos aos poucos se ambientarão e saberão onde estão localizadas todas as salas e quem trabalha nelas.

Outra prática importante, tanto para alunos pequenos como para os maiores e adolescentes, é promover atividades lúdicas – uma gincana, por exemplo. Dessa maneira, haverá maior interação entre todos os envolvidos e a integração se dará de maneira espontânea.

É importante que os professores e funcionários sejam acolhedores, que recebam os alunos com um abraço caloroso ou cumprimentos de bater as mãos, além de um sorriso no rosto. Palavras de carinho e elogios também auxiliarão na vinculação afetiva.

O principal é abrir espaço para as relações afetivas, para o contato com o outro.

Tudo isso deixará o ambiente mais acolhedor e fará a criança ter interesse em voltar para a escola no dia seguinte.