Mudar o rumo planejado para a carreira pode ser um desafio para muitas pessoas, mas para Marília Queiroz Fialho aconteceu de forma despretensiosa. Desde a graduação, o foco era seguir na área de Arquitetura Hospitalar, mas quando recebeu o contato para projetar uma cozinha abraçou a oportunidade. “Foi o ponto de partida e um caminho sem volta. Fiz o projeto e em pouco tempo surgiram outros, fui me encontrando na arquitetura de interiores e resolvi abrir meu próprio escritório”, conta.

Foto: Douglas Fagundes
Foto: Douglas Fagundes

Dedicada ao seu escritório ARQueiroz Arquitetura, ela aponta que trabalha para entender os seus clientes e o que estão buscando viver nos ambientes projetados. “Gosto de entregar uma experiência. Esse é o propósito: não só um ambiente bonito, mas que tenha a identidade do cliente e acrescente as tendências e tecnologias do mercado”.

Em pouco tempo, a arquiteta ganhou destaque e executou grandes projetos. Hoje, o ARQueiroz assina projetos pelo Litoral Norte e Sul do Estado, capital e interior”. Segundo ela, há planos para ampliação do nicho de mercado, com novidades que serão divulgadas em breve.

Quando era criança, Marília adorava acompanhar as reformas da casa e sair com os pais para comprar materiais de construção. “Meu pai trabalhava com obras, e íamos juntos a caminho da escola e trabalho. Sempre o admirei com seu capacete e espírito trabalhador, foi a minha inspiração”, relembra. A arquiteta investiu em cursos técnicos e foi para a graduação sem dúvidas de que essa seria a sua profissão.

Estar nesse meio de construir casas, harmonizar espaços e decorar ambientes a levou ao ponto forte do escritório: projetos residenciais altamente humanizados. “A preocupação é com o indivíduo que vai usar o espaço, para que se sinta confortável e que atenda suas necessidades”, ressalta Marília.

E, é claro, esse acolhimento começa desde o projeto. “Quando o cliente busca o trabalho o arquiteto, ele quer o diferencial da experiência. Ele não quer passar por certas situações que não entende totalmente, quer ter o menos possível de trabalho. Então gosto de levar isso para os meus clientes, eles me entregam uma dor, um desejo, e eu transformo isso em uma experiência bacana, seja um quarto confortável como de hotel, uma cozinha funcional, uma área de lazer para receber os amigos”, completa.

Um dos seus projetos de destaque foi um apartamento duplex em Praia Grande (fotos acima). “Foi um projeto muito rico em detalhes. Utilizamos o
Slimstone – uma pedra de 5 milímetros de espessura importada do Irã que é
sofisticada, tecnológica e versátil – para fazer um painel retroiluminado atrás da cabeceira da cama”, ressalta. No mesmo projeto, a suíte tem um painel espelhado que camufla a porta de entrada com as portas de vidro do closet. “Na sala, ripamos uma parede toda em madeira, onde camuflamos a porta da cozinha e conseguimos um destaque incrível, além de aquecer o ambiente”. A base do projeto foram as tonalidades de cinza, com preferida do cliente jovem, empresário e atleta de drift.

Criar soluções inovadoras é o que Marília mais gosta de fazer em seus projetos, seja no processo construtivo ou no design do mobiliário, deixando- os exclusivos para seus clientes. Ela destaca a importância de contar com um bom fornecedor de móveis planejados. “Adoro levar exclusividade aos meus projetos, e é incrível poder executar um móvel para um ambiente específico, sob medida, com a cor e o acabamento personalizado. Isso permite adequar tudo ao estilo de vida do cliente e ter resultados satisfatórios”.

O projeto do duplex foi desenvolvido com mobiliário SCA em todos os ambientes para atender o cliente que buscava tecnologia e sofisticação. Recentemente, Marília entregou um projeto em Campos do Jordão que foi executado junto com a SCA Santos (foto de abertura). “A cidade tem um ar suíço em suas construções, e adotamos o estilo clássico para o projeto
da casa onde os clientes recebem os amigos”, destaca. O ponto em comum
dos dois projetos é a tecnologia e acabamento refinado dos produtos.

Na cozinha desse projeto, foram utilizadas portas e gavetas da linha clássica laqueada em tonalidade verde, com puxadores dourados. Como foi projetada em “L”, havia a necessidade de minimizar a presença de um pilar no meio dela, e Marília criou uma ilha com cooktop e uma cristaleira com portas de vidro apoiada no balcão onde ficava o cooktop anterior.