Em um momento de tranquilidade, ocorreu-me o quanto a vida é um jogo. Quem souber jogar será vencedor. Quem não souber, terá que aprender.

É uma questão de sobrevivência. Estamos em época de mudanças e, como diz um antigo ditado, “passarinho na muda não canta”.

Um dia após o outro nos fará aprender, compreender e também jogar. Fazer o mais com o menos é um dos pressupostos para chegarmos à vitória.

Quantas coisas nós tivemos que deixar de lado, quantos abraços e beijos perdidos, quanta liberdade jogada para adiante, quantos planos não realizados.

Será que tudo voltará como antes? O fato é que todas as limitações fazem parte do aprendizado, da aceitação e da maneira que estamos jogando.

Há quem tenha facilidade em chegar à compreensão superando os inúmeros obstáculos que, queiramos ou não reconhecer, estão entre nós. Esses são os felizardos, porque sofrem menos. Outros não.

Preferem fechar os olhos para a realidade, ignorando que uma nova forma de enxergar os acontecimentos, sob um outro ângulo, pode tornar muito mais fácil jogar. Engano!

Ah, liberdade, que falta você nos faz! O ir e vir não tem dinheiro que pague. Pagamos sim, um preço altíssimo por querermos e não podermos, pelo medo que nos afronta, pela luta objetivando a superação, a esperança por dias melhores, mesmo sem termos ideia do que virá.

Aprendermos a jogar com o que temos e com o que é possível, mesmo que não nos satisfaça totalmente, agradecendo o bem e o mal, agradecendo a vida, a saúde, a purificação, o conforto no lar, o alimento saudável…

Não é fácil! Não, mesmo.

Mas, faz parte das nossas vidas, que tanto amamos, agirmos assim. Faz parte do jogo da vida que estamos aprendendo a jogar.

Nada melhor do que termos o Sol para nos iluminar, a Lua para nos embriagar, a natureza para nos proteger, vontade para amar, focando na certeza de que uma “força maior” nos reserva muita Luz! Maktub*!

*“Estava escrito” ou “tinha que acontecer”, em árabe.