Outra área que passou por importantes adaptações foi a da saúde. Apesar de ser uma atividade essencial, a maior parte das clínicas teve um decréscimo acentuado no total de atendimento, principalmente nas cirurgias eletivas.

No Instituto de Olhos Eduardo Paulino, todos os processos de rotina foram adaptados para ficarem de acordo com as regras de máxima segurança tanto para os pacientes como também para os médicos e para os colaboradores.

Dr. Eduardo Paulino
Fotografia: Erika Martins

“Além das regras de uso de protetores individuais, distanciamento físico imposto nas salas de espera, também diminuímos o número de agendamentos, limpamos os aparelhos a cada exame realizado, fazemos a esterilização dos ambientes com lâmpadas UVC e mudamos alguns procedimentos de pré-avaliação dos pacientes”, descreve Dr. Paulino.

Fotografia: Erika Martins

Para isso, foi necessário realizar investimentos para compra de equipamentos de proteção, álcool gel em grande quantidade, aparelhos de luz ultravioleta, dentre outros.

Para o médico, esses procedimentos serão rotina ainda por um tempo. “Nosso instituto tem o grau Pleno de Acreditação ONA, que naturalmente já nos elevou a um nível mais alto de segurança antes da pandemia. Este momento veio fortalecer ainda mais nossas boas práticas.

Dr. Paulino conta que o maior desafio para a equipe foi vencer o medo e a conscientização de que, apesar da maior exposição no momento de pico da pandemia, precisam atender e manter a saúde de quem necessita dos seus serviços.

“Os nossos pacientes têm sido ótimos. Eles percebem nossa preocupação em oferecer o melhor com relação à segurança e agem de forma solidária, respeitando as regras estabelecidas”, afirma.