Se você acompanha a apresentadora de TV e colunista de gastronomia da Studiobox, Beth Teani, já sabe que ela tem ótimas receitas, fáceis de replicar, feitas com ingredientes do dia a dia e que se transformam em pratos deliciosos.

Agora, algumas dessas receitas vão estar no livro ‘Sabores e Afetos lá de Casa”, escrito por Beth, que reúne 60 preparações doces e salgadas com sabor de cozinha de casa. O lançamento do livro acontece na Pinacoteca Benedicto Calixto no dia 6 de novembro, a partir das 19 horas.

Beth sempre foi muito ligada à cozinha, desde quando sua avó assava os próprios pães no forno à lenha e o assunto principal da família nas festas e comemorações era o cardápio que seria preparado. “A gastronomia foi crescendo no meu dia a dia e ocupando um espaço bem relevante, pois me preocupo diariamente com o almoço e o jantar e prezo muito pela qualidade dos alimentos, com o seu preparo e o tempero. Além disso, gosto muito de descobrir novas experiências na cozinha”, conta a apresentadora, que também adora conhecer novos restaurantes e tipos de culinária mundo afora.

A relação com a televisão começou com um programa de culinária no SBT, em 2005. O programa foi um sucesso e fez com que Beth fosse convidada para apresentar outro programa de culinária na TV Aparecida, que ela considera uma experiência muito especial.

“A televisão foi um despertar daquilo que eu não imaginava, mas poderia fazer, e falo com muito orgulho desse trabalho. Pude conhecer muitas pessoas, experiências de vida, lugares distintos e desenvolver um lado novo e dinâmico de mim mesma”, afirma.

Logo, veio o convite do Padre Cláudio Scherer para apresentar o programa Feijão & Caviar, da TV Unisantos (canal 13 da NET). Hoje, é possível acompanhar a carismática apresentadora preparando seus pratos passo a passo todos os sábados às 15h e aos domingos às 13h30.

A vontade de escrever o livro surgiu como uma forma de registrar o trabalho que realiza para seus filhos, netos, amigos e apaixonados pela culinária simples e afetiva. “Também é uma homenagem a minha avó e minha mãe, que tantas vezes queimaram os braços no fogão e merecem minha dedicação. Muitas das receitas do livro vieram delas, outras foram reunidas nas minhas andanças pelas estradas da vida”, destaca Beth.

O livro traz aquela gastronomia de qualidade, mas que não perde a ternura de fazer um bolo junto com os netos com um sorriso no rosto. “Quem gosta de cozinhar não tem preguiça, pode ser um domingo de sol ou de chuva, um final de dia, a pedido dos netos ou para receber a família. Cozinho a qualquer hora e com muito prazer, curto a cozinha de casa”, diz Beth. Ela até já reconheceu um talento da neta Laura, de nove anos, para a pâtisserie.

Essa aproximação com a família é algo que encanta Beth, e que ela incentiva em quem faz suas receitas. “A família é tudo, fonte de motivação e inspiração e onde encontramos as maiores alegrias da vida. E a cozinha é um ponto de encontro para a família. Muitas vezes, é à mesa que conseguimos aproveitar a oportunidade de estarmos reunidos para grandes crescimentos, seja na alegria ou na tristeza”.

Parte do dinheiro arrecadado com a venda dos livros será revertido para a Igreja do Imaculado Coração de Maria, onde Beth e seus filhos se casaram e seus netos foram batizados. “Tenho uma afinidade muito forte com Nossa Senhora e acredito na providência e não no acaso. Admiro muito o Padre Cláudio pelo seu trabalho pela Paróquia”. O valor será utilizado para reformar o telhado da igreja centenária.

A outra parte do lucro com as vendas irá para o Rotary Club de Santos. “Por ser rotariana, conheci de perto o árduo trabalho da entidade, de seus participantes e dos benefícios dos projetos sociais desenvolvidos, que motivam a participação da nossa comunidade para auxiliar quem mais precisa”, ressalta.